Chama que ela atende!

Texto: Paulo Sergio Serra Teixeira
pauloserra@prefeitura.sp.gov.br
Vanessa Dini
vdini@prefeitura.sp.gov.br

Foto: Paulo Dias
psdias@prefeitura.sp.gov.br

Maria Icléia tem 61 anos e nasceu na cidade de Acopiara, no Ceará. Ela veio para São Paulo em 1971 para morar com seus irmãos que já estavam instalados na capital paulista. Maria entrou na Prefeitura através de concurso público e começou seu serviço na Secretaria da Saúde. Depois de algum tempo por lá resolveu trocar de ares e veio então para a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, em junho de 1996.

Na SEME, Maria começou trabalhando no gabinete do secretário e em 1998 passou para o PABX, onde tem a função de atender telefonemas e passar os ramais procurados.
São 20 anos de trabalhos prestados à Prefeitura, e Maria nos conta: “trabalho todos os dias como se fosse o primeiro e quero ficar por aqui até conseguir a aposentadoria.”

Sobre as histórias curiosas de seu trabalho, ela comenta: “geralmente ligam procurando Duarte, ao invés do antigo DUEAT. Além disso, como a telefonia é um setor isolado, às vezes os ramais são trocados e nós não ficamos sabendo e algumas pessoas que ligam chegam a nos tratam mal e até xingar, dizendo que se trabalhamos aqui, como não sabemos os números? Mas o jeito é nunca ficar irritada, estou aqui em um dia, no outro não sei, então não adianta ficar nervosa.”

Maria faz meia hora de caminhada no Parque das Bicicletas antes de trabalhar. Ela gosta de andar rápido, sozinha e sem música, só ao som de seus pensamentos. Por morar em Guarapiranga, ela também costuma frequentar o Parque Ecológico.

Como hobby, ela tem o costume de ler, seja literatura nacional ou estrangeira. Gosta principalmente do livro “O Segredo”, e das obras de Augusto Cury. Além disso, ela sempre acompanha os noticiários, seja na TV ou no rádio.
Se precisar descobrir algum ramal da SEME, é só ligar pra Maria do PABX que você será informado.